segunda-feira, 3 de junho de 2013

Des Gens Qu'on Aimerait Connaître (1973-74)

E enfim, é chegado o ano de 1973. Depois de dois trabalhos muito bem sucedidos no ano anterior, Dalida chega aos 40 anos de idade mostrando que não está por baixo. De amor novo - Richard Chanfray, vulgo Conde de Saint Germain -, ela volta aos hit parades com a canção Paroles Paroles, entoada em duo recitado com o ator Alain Delon. Outras canções lhe renderam êxito na época, como a balada Pour ne Pas Vivre Seul e sua versão cantada de Parle Plus Bas, canção temática do filme O Poderoso Chefão. Os bons fruntos renderam versões das músicas em outros idiomas: Per non vivere soli (Pour ne Pas Vivre Seul) e Worte, nur Worte - Paroles Paroles em alemão, cantada junto ao ator/cantor Friedrich Schütter.



LP Il Faut du Temps reuniu grandes êxitos que engrandeceram a fama de Dalida

Dalida e Saint Germain: embora já estivessem se relacionando desde 1972, 
o casal apareceu publicamente com mais frequência em fins desta década


Após trabalhos profundos como Ils Ont Changé Ma Chanson, MaUne Vie e Il Faut du Temps, Dalida lança um disco que ficou marcado na sua história, destacado pelo capricho nos mínimos detalhes e pelas canções de sucesso compunham seu repertório. Em Julien, Dalida demonstra que, mesmo sutilmente, aderiu a um novo estilo. Em vez das canções melancólicas com ar bucólico e orquestração mais simples,  as músicas do álbum têm um ar mais sofisticado, mas também mais denso. O trabalho também simboliza uma junção entre teatro e canção; a cantora passa a incorporar personagens diferentes em cada canção: uma mulher que sofre desesperadamente por amor em Je Suis Malade - de Serge Lama -; na faixa-título, ela declara seu amor a um homem e pede para que ele não vá embora; uma aventura de uma mulher madura com um jovem adolescente em Il Venait d'Avoir 18 Ans; e o retorno a sua infância no Egito em Le Temps de Mon Père.

Mais Il y à l'Accordeon: primeiro single do álbum Julien


Enquanto ainda colhia os frutos do single Paroles Paroles - que também foi incluído no disco -, Dalida lança uma nova música de trabalho, Mais Il y à l'Accordéon, tendo no b-side a canção Rien Qu'un Homme de Plus. Em seguida, a canção Vado Via, original em italiano, gravada por Drupi; do outro lado do compacto, estava Je Suis Malade, grande hit de Serge Lama naquele ano, que também contribuiu positivamente para a carreira de Dalida; a interpretação dedicada dela fez a canção estar sempre constante no repertório da cantora e contribriu para que ela se tornasse a grande intérprete que se tornou. O disco recebeu certificação de disco de ouro na França.

O último single trabalhado no ano foi Julien, adaptação da canção italiana Elisa, Elisa, de Sergio Endrigo, apresentada no Festival de San Remo de 1973. No b-side, estava a música Non, Ce n'est Pas pour Moi, título bem elaborado mas que não obteve muito destaque na época de lançamento. Todas as canções acima citadas estavam incluídas outro presente dado a Dalida por Serge Lama - a pessimista canção Ô Seigneur Dieu - e a marcha Soleil d'un Nouveau Monde.

 
LP Julien, de 1973

Dalida canta Julien ao vivo na TV francesa

Je Suis Malade: título composto por Serge Lama tornou-se
emblemático, estando sempre presente no repertório de Dalida

Ainda em 1973, Dalida lançou um disco de canções italianas. Desde fins dos anos 1960, o registro de canções em seu idioma natal havia diminuído consideravelmente, estando restrito a versões de grandes sucessos da cantora em francês. Em entrevistas, Dalida afirmou que o fato se dava pelo fato de os italianos estarem desconectados com sua atual linha de produção musical. Ela chega a citar que é vista por seu compatriotas como uma cantora pessimista, que traz tristeza, preferindo trabalhos mais "felizes", como à época de Dan Dan Dan, em que a cantora era bastante aclamada na Itália. De fato, muita coisa mudara desde então. Suas participações em concursos como o Canzoníssima haviam praticamente sessado. Sua última ida ao programa havia sido em 1971, quando interpretou Ciao Amore Ciao. Contudo, para não perder o costume, em 1973 Dalida grava Dalida sings in italian for you, contado com novos títulos originais em italiano - Lei Lei, La Colpa è Tua Credo nell'Amore - e adaptações de sucessos franceses - Priggionera (Comment Faire pour Oublier), Non è più la Mia Canzone (Ils Ont Changé ma Chanson, Ma) e  Cammina Cammina (Mamina).

Mal começava 1974 e Dalida já estava lançando seu primeiro single de trabalho do ano- tratava-se da música Gigi L'amoroso. O título havia sido encomendado especialmente nos moldes do novo estilo de Dalida, que mesclava interpretação e música. A canção também foi feita para ser o fechamento dos espetáculos da cantora; desde 1967, Ciao Amore Ciao era o sucesso utilizado para o encerramento de shows. A título de modernizar o repertório live de Dali, Gigi L'amoroso foi criada. Na época, houve bastante indecisão na hora de lançar o single: ao ver de Orlando, produtor e irmão da cantora, a música não deveria ser lançada, pois nunca poderia ser executada nas rádios, visto que tinha mais de sete minutos de duração. A escolha do b-side também foi complicada. Quando foi apresentada a Il Venait d'avor 18 Ans, Dalida se apaixonou instantaneamente pelo título, mas foi advertida que não tinha a ver com seu estilo. A cantora fez questão e acabou registrando-a. Por fim, ela ainda fez questão de lançá-la; sua produção então tratou de ressuscitá-la do disco Julien e colocá-la como b-side do mais recente single.

Gigi L'amoroso: grande sucesso de Dalida em 1974

Il Venait d'avoir 18 Ans: balada fez sucesso mundo à fora

O resultado foi um estrondoso sucesso que rendeu a Dalida três milhões de discos vendidos em todo o mundo, batendo o recorde de venda de discos que até então era reservado a Frank Sinatra, com o single Strangers in the Night, de 1966. Muitos prêmios vieram no biênio 1973/74 diante desse êxito: Medalha de ouro APPCB, dada pela Associção Profissional de Imprensa Cinematográfica Belga; Prêmio Triunfo de 1973, na França; o Gigi de Ouro - feito especialmente para Dali - e o Coração de Ouro, em mérito por ser a cantora mais popular na Espanha. 


Para comemorar tanto sucesso, em janeiro de 1974 começa uma turnê no Olympia. O espetáculo trazia seus novos sucessos  (Julien, Gigi, Il Venait d'avoir 18 Ans, Ô Seigneu Dieu, Paroles Paroles...), releituras de antigas canções - La Danse de Zorba, Que sont Devenues les Fleurs? e Entrez Sans Frapper -, escolhidas para familiarizar o público ao novo repertório, e algumas canções inéditas, que seriam lançadas naquele mesmo ano, no álbum Manuel: Nous Sommes Tous Mortes à Vingt Ans e Comme tu Dois Avoir Froid. O show foi bastante aclamado pela crítica e, no mesmo ano, foi lançado em LP. O repertório ficou restrito a apenas 11 músicas. Na década de 2000, o álbum foi resmaterizado e reeditado em CD. Contudo, o setlist continuou o mesmo. Canções como Paroles Paroles, ficaram de fora. Um forte motivo para justificar a não inclusão desse grande sucesso foi porque ele foi interpretado, na época do show ,com ajuda de outros artistas, como Patrick Juvet, Dave e Hervé Vilard, uma vez que Alain Delon estava com outras demandas de trabalho e não pode participar do espetáculo de Dalida.  


Dalida em cena na turnê Olympia 74

Depois da euforia da turnê no teatro Olympia, Dalida inicou a gravação de mais um disco de carreira. Meses depois chegava ao público Manuel, um álbum feito nos mesmos moldes de seu antecessor: alguma canções melancólicas e outras mais agitadas. Os grandes hits do LP foram Gigi L'amoroso, Ta Femme e a faixa-título. Apesar dos novos sucessos, os bons frutos do single Gigi L'amoroso/Il Venait d'avoir 18 Ans continuaram ecoando pelos anos seguintes. Em 1975, Dali recebe o Oscar Mundial do Sucesso pela permanência das duas músicas em 1º lugar em 12 países. Além disso, o sucesso fatura disco de ouro na Alemanha, disco de platina na Bélgica, Holanda e Luxemburgo e oito estatuetas em premiação musical no Olympia. Na França, o sucesso foi avassalador: 5 discos de ouro para Gigi L'amoroso e 6 para Il Venait d'Avoir 18 Ans.


LP Manuel



Novos singles de Dalida em 1974




 Em Ta Femme, Dalida canta as dores de ser a outra


Manuel: Dalida canta o texto de uma mulher feliz com
a saída do marido da prisão


O terceiro volume da coletânea Les Années Orlando, Des Gens Qu'on Aimerait Connaître traz todos sucessos do disco Julien (com exceção de Le Temps de Mon Père e Paroles Paroles), três faixas do LP Manuel - Anima Mia, Ta Femme e a faixa-título -, além da canção Et Puis C'est Toi, pertencente do álbum Il Faut du Temps, mas que ficou de fora da coletânea anterior. Nesta postagem, é possível conferir também o álbum Olympia 74.


1. Il Venait d'avoir 18 Ans
2. Anima Mia
3. Julien (Elisa, Elisa)
4. Non, Ce n'est pas pour Moi
5. Mais Il y à l'accordeon
6. Je Suis Malade
7. Vado Via (Je m'en Vais)
8. Manuel
9. Ta Femme
10. Des Gens qu'on Aimerait Connaître
11. Et Puis C'est Toi
12. Soleil d'un Nouveau Monde
13. Rien qu'un Homme de Plus
14. Ô Seigneur Dieu (Pourquoi m'as-tu Abandonnée?)
15. Gigi L'amoroso (Gigi L'amour)


1. Introdution - Ainsi Parlait Zarasthoustra
2. Entrez Sans Frapper
3. Pour ne pas Vivre Seul
4. Nous Sommes Tous Mortes à Vingt Ans
5. Avec le Temps
6. Que Sont Devenues les Fleurs? (Where Have All the Flowers Gone?)
7. Ô Seigneur Dieu (Pourquoi m'as-tu Abandonné?)
8. Il Venait d'avoir 18 ans
9. Je Suis Malade
10. Julien (Elisa, Elisa)
11. Gigi L'amoroso (Gigi L'amour)

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