sábado, 29 de junho de 2013

Laissez-Moi Danser (1979-80)

Depois de anunciada rainha da disco music da França, Dalida declara seu amor pelo Egito e cai de vez no mundo da dança. Grandes sucessos de sua carreira são editados em pot-pourri dançantes, que fazem sucesso em toda Europa, Oriente Médio e Américas do Norte e do Sul. Em 1979, ela lança uma de seus maiores hits - Laissez-Moi Danser (Monday Tuesday). A canção fica em primeiro lugar nas paradas de diversos países, alcançando sucesso semelhante ao de Génération 78. Após o sucesso do disco homônimo - composto apenas por três canções -, Dalida lançou alguns singles independentes - chegaram ao público Lambeth Walk (sucesso de musical lançado em inglês e em francês), Helwa ya Baladi (canção original em árabe lançada por Dalida, escrita por Jeff Barnel) e Problemorama (novo dueto com Bruno Guillain).

Todas esses títulos foram acrescidos no LP Dédié à Toi, lançado ainda em 1979. O lançamento do álbum acompanhou a divulgação do quarto single de trabalho do ano, que foi o grande hit até então. Levados pela onda da disco music, Orlando e Dalida aceitam uma melodia composta por Toto Cutugno, letrada por Pièrre Delanoé. A cantora canta o tema central sobre o coro de homens - inspirado por YMCA, do grupo Village People - que entoam uma melodia em inglês de Jeff Barnel. Assim foi criada Laissez-Moi Danser, também conhecida por Monday Tuesday. Canção fez maior sucesso principalmente pelas apresentações, na qual Dali dançava ao lado de quatro dançarinos irreverentes. Canção, que ganhou disco de platina, também fez a entrada da artista no estilo musical dos anos 1980. O hit também ganhou versão totalmente em inglês para comercialização dentro e fora da frança; a canção foi intitulada como Let Me Dance Tonight. O êxito nas rádios e nas TVs fez também com que a música fosse lançada em modalidades longa e curta, em diversos compactos; num deles foi divulgada uma faixa inédita de pouca relevância, Comme Toi.



Laissez-Moi Danser (Monday Tuesday): grande sucesso de Dalida em 1979


Além dos singles já mencionados, também compunham músicas de destaque. Entre elas, duas reprises de sucessos antigos - as baladas Quand On a Que L'amour, de Jacques Brel, e Vedrai Vedrai, de Luigi Tenco. Esta última se tornou b-side do single Monday Tuesday, e foi a primeira vez em 12 anos que Dalida regravava uma canção de Luigi Tenco; ela não o fazia desde o ano da morte do compositor, em 1967.

Já no verso do single Problemorama, uma balada inédita: a faixa Depuis Qu'il Vient Chez Nous, na qual Dalida incorpora o papel de uma mulher que descobre a homossexualidade do seu marido. A abordagem aberta a relações homoafetivas não eram novidades: ela já havia tocado no tema em Pour Ne Pas Vivre Seul, em 1972. A franqueza ao falar do tema mostra que a cantora sempre foi uma defensora da igualdade entre héteros e homossexuais, sendo, portanto, muito querida por ambos público. A partir dos 1970, os gays passam a adotá-la como uma espécie de diva; o movimento se intensifica com a chegada da década de 80, de forma que Dalida serviu de inspiração para muitos transsexuais por seu visual elegante - por vezes extravagante - e extremamente feminino.

Dalida é só glamour na capa do LP Dédié à Toi

E não é só a aparência de Dalida que mudava. Agora, os palcos em que a artista pisava, seja em casas de espetáculo ou em programas de TV, eram muito bem produzidos, com iluminação e decoração temáticas, além de dançarinos e vestes inusitadas, que se moviam sempre de forma muito bem coreografadas. Em Monday Tuesday, Dalida dançava sempre acompanhada de quatro dançarinos. Outra canção de destaque foi Comme Disait Mistinguett. Composta por Jean-Jacques Debout em homenagem a Dalida, tema autobiográfico fala de forma bem humorada sobre especificidades da vida da cantora, citando características do seu jeito de ser e particularidades como amizades, relações com o mundo da música, com a família, entre outras. A canção faz referência clara a Sarah Bernard, atriz-cantora francesa do final do século 19, e, no título da música, a também comediènne Mistinguett, que obteve renome na França entre 1920 e 30. Para as apresentações, Dalida vestia uma longa capa cor-de-rosa, que escondia, por vezes, a cantora vestida em um sexy colã preto enfeitado de brilhantes. Sucesso lhe rendeu boas vendas e mais um disco de ouro na França.

Dalida apresenta Comme Disait Mistinguett no programa francês Numero 1, em 1980

Dalida entra no clima tropical em Il Faut Danser Reggae

Esta última composição é lançada como single juntamente à faixa Il Faut Danser Reggae, que foi incluída no disco da cantora lançado no ano seguinte. Na virada para 1980, Dalida lança o LP Gigi in Paradisco, que traz faixas de muito sucesso. Além dos dois títulos citados, o segundo single do álbum, que incluía a canção Je Suis Toutes les Femmes - que explorava ainda mais a feminilidade da cantora - e a faixa-título - uma continuação da célebre canção Gigi L'amoroso. O disco ainda incluía duas faixas em inglês, retiradas de famosos musicais: Money Money - retirada do musical Cabaret, de 1972, estrelado por Liza Minelli - e Alabama Song - obra musical lançada em 1927 que compôs a peça Hauspostille e, em 1930, figurou na ópera A Ascenção e a Queda da Cidade de Mahoganny. O tema ganhou fama popular em 1967, quando o grupo The Doors o regravou a sua maneira. No mais, o disco reeditou a faixa Comme Disait Mistinguett, totalizando seis faixas. O pouco número de músicas incluídas se deve à duração de Gigi In Paradisco; se a primeira parte da história já continua sete minutos, a continuação gira em torno dos treze, fazendo jus à nova modalidade de músicas de Dalida, feitas no estilo disco music remixado.

LP lançado por Dalida em 1980

Versão reduzida de Gigi Paradisco, elaborada para programas de TV.
Sucesso arrebatou disco de ouro para Dalida.



O referido álbum foi lançado pouco tempo antes de um grande espetáculo que foi apresentado na casa francesa Palais des Sports. Dalida era a primeira mulher a realizar show no local; o espetáculo se tornou um dos mais emblemáticos de sua carreira, corando-a como a rainha definitiva do disco music da França.

O show no Palais des Sports foi, sem dúvidas, uma grande produção. A coreografia levou três meses para ser preparada e ensaiada; para coordená-la, Dalida e Orlando convidaram Lester Wilson, coreógrafo que produziu os números do filme Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta. O show ainda incluía doze trocas de roupa de Dalida, sempre acompanhada ao palco por onze dançarinos. Ao todo, foram 18 dias de apresentação, todos com ingressos esgotados.


Alabama Song: Dalida revive antigas canções de musicais
através de novas roupagens

Apesar do novo estilo, mais dançante, Dalida não abandona suas raízes
e homenageia seu ex-amor Luigi Tenco, regravando Vedrai Vedrai

O espetáculo no Palais de Sports, além de consagrar Dalida, serviu para divulgar ainda mais seu trabalho. Então com 47 anos, a cantora mostrava que estava em plena forma e que, mais uma vez, havia se reinventado com êxito. O áudio do show foi editado no mesmo ano em um álbum duplo, intitulado com o nome do espetáculo. Os dois LPs contemplam quase todo o repertório do show, com exceção de poucas músicas que ficaram de fora. No entanto, 20 canções são contempladas nesse trabalho.



Sequência de fotos mostra Dalida no palco do Palais des Sports, em 1980


Após muito tempo tranquila com as questões amorosas, Dalida começa a enfrentar algumas turbulências. Apesar do sucesso na profissão, a cantora não vinha enfrentando bons momentos junto ao companheiro, Richard Chanfray. Ao longo da década de 1970, o casal passando por problemas, principalmente por causa do Conde de Saint Germain. Na verdade, desde que haviam se conhecido, Dalida havia ignorado alguns comportamentos inadequados do seu amor, como, por exemplo, dormir com um revólver por debaixo do travesseiro. Um tanto violento e muito ciumento, Chanfray já havia inclusive passado um ano na prisão e pagou uma prisão de 500 mil francos após ter encontrado um homem nu dentro na cozinha da casa de Dalida. O rapaz, na verdade, era o namorado da empregada da cantora.

Ainda que fosse muito possessivo, gênio do cantor foi domado por Dalida ao longo dos anos. Contudo, no início dos anos 1980 ele piorou consideravelmente: passou a beber muito, dava ataques de ciúme em público e até dava em cima de outras mulheres, inclusive de dançarinas de sua esposa. Essas cenas são retratadas no filme biográfico da vida de Dalida. Pouco a pouco, situações vexatórias como essas levariam a relação a ir se deteriorando até o seu término, em 1981.

A quase integralidade dos discos Dédié à Toi e Gigi in Paradisco foram compilados no volume 7 da coletânea Les Années Orlando, que leva o nome da música de maior destaque do biênio 1979-80, que foi Laissez-Moi Danser. Na compilação, o restante de Dédié à Toi é contemplado - 6 faixas; os singles que foram lançados antes do LP, no final de 1978 e início de 79, foram deslocados para o volume 6 da coletânea. A única exceção é a faixa Quand On a Que L'amour, que foi transferida ao CD número 8. Esta compilação ainda trás o pot-pourri disco Ça Me Fait Rêver, de 1978, que não havia sido incluído em nenhum álbum do box anteriormente. Quando ao LP Gigi In Paradisco, apenas Il Faut Danser Reggae não consta nessa edição, pois foi compilada também no volume 6 - Salma Ya Salama. Antecipando os trabalhos de 1981, este volume da coletânea antecipa um sucesso de Dalida daquele ano: Chanteur des Années 80.

Confira ainda nesta postagem o disco Dalida au Palais des Sports, terceiro disco ao vivo lançado pela cantora em vida. O álbum duplo foi editado em um único volume com as 20 faixas do espetáculo. Além dos sucessos dançantes de Dalida, disco inclui sucessos de sua carreira, como Avec le Temps, Je Suis Malade e Il Venait d'Avoir 18 Ans. Uma faixa em especial mostra um número cênico bem humorado em uma espécie de bastidor do show, no qual Dalida fala sobre a loucura do novo modelo de showbis.


1. Ça Me Fait Rêver (Com Bruno Guillain)
2. Je Suis Toutes les Femmes
3. Laissez-Moi Danser (Monday Tuesday)
4. Chanteur des Années 80
5. Problemorama (L'argent, L'argent) (Com Bruno Guillain)
6. Comme Disait Mistinguett
7. Depuis Qu'il Vient Chez Nous
8. Dédié à Toi
9. Alabama Song
10. Va, Va, Va
11. Comme Toi
12. Money, Money (For the Love of Money)
13. Gigi in Paradisco


1. Introdution Musicale - In the Stone
2. Je Suis Toutes les Femmes
3. Pour Ne Pas Vivre Seul
4. Le Lambeth Walk
5. Comme Disait Mistinguett
6. Alabama Song
7. La Vie en Rose
8. Quand On a Que L'amour
9. Sketch - Le Paravent de Dalida
10. Il Faut Danser Reggae
11. Gigi L'amoroso 
12. Gigi in Paradisco
13. Mon Frère le Soleil
14. Avec le Temps
15. Salma Ya Salama (Em árabe)
16. Laissez-Moi Danser (Monday Tuesday)
17. Money, Money (For the Love of Money)
18. Il Venait d'Avoir 18 Ans
19. Je Suis Malade
20. Ça Me Fait Rêver

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Dalida era uma diva!!! Pena que a maioria das músicas do show parecem ser dubladas e não cantadas ao vivo!!! Mesmo assim, uma jóia!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, algumas canções realmente parecem playback, acredito devido aos componentes cênicos que o espetáculo exigia. Contudo, se percebermos bem, canções mais tradicionais do repertório de Dalida, como Pour Ne Pas Vivre Seul, Je Suis Malade e Il Venait D'avoir 18 Ans, foram cantadas ao vivo neste show!

    ResponderExcluir