quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ciao Ciao Bambina (1958-59)

No último ano da década de 1950, Dalida encontra finalmente a sua consagração. Já bem popularizada com grandes sucessos como Bambino, Come Prima e Gondolier, a cantora se iguala a artistas de grande calibre na França, como Edith Piaf, Charles Aznavour e Gilbert Bécaud. No último ano daquela década, ela apenas intensificou ainda mais o seu posto de vedete da música francesa, tornando-se ainda mais presente na cena musical. Nesse processo, a cantora vai se tornando menos exótica e caindo no gosto popular. Suas músicas já são de um estilo particular, mas sim representam o gosto do povo.

Em 1959, ela dá início ao ano com um novo compacto. O disco contém duas músicas no estilo bolero e que acabaram se tornando singles: La Chanson d'Orphée, uma reprise francesa de Manhã de Carnaval, de Vinícius de Morais, e Love in Portofino, uma adaptação ítalo-francesa de uma canção italiana, A San Cristina. Os dois títulos foram apreciados pelo público. Outra adaptação vinda da Itália naquela época foi Luna Caprese, que foi cantada por Dalida apenas em francês, embora tivesse sido conservado o título original em italiano. A música chegou ao mercado francês em um EP, que continha também o hit J'ai Rêvé. Ambas também foram singles, juntamente com Ne Joue Pas, uma outra música pop que pertence ao terceiro EP lançado em 1959. 

Dalida canta Love in Portofino em um festival de música na Suíça



O resultado final foi um mix dos três compactos que formaram o LP Love in Portofino, que chegou nas prateleiras das lojas de disco no mesmo ano. Como é possível observar, o disco é composto por grandes hits em quase sua totalidade. No entanto, os verdadeiros sucessos de Dalida daquele ano não se fizeram parte do mencionado álbum. Da mesma forma que Come Prima não figurou nenhum LP de carreira, outras canções de grande quilate também permaneceram de fora. É o caso Amstramgram, canção que dá nome a um 45 rotações que continha a música folclórica dos hebreus Hava Naguila versionada em francês e o hit Guitare et Tambourin. Dalida também fez sucesso de novo com outra canção de Domenico Modugno. Piove foi traduzida para francês em Ciao Ciao Bambina. A música causou uma repercussão bastante positiva e acabou se tornando uma das músicas mais lembradas de Dalida naquele ano. 


Dalida canta ao vivo seu hit Ciao Ciao Bambina


O resultado do reconhecimento premiou Dalida novamente com dois discos de ouro - por Ciao Ciao Bambina e Guitare e Tambourin - e com condecorações estrangeiras. Além de receber de novo o Oscar da Rádio Montecarlo, a cantora recebe, na Itália, os prêmios Oscar de Platina e Luva de Ouro, e, na Alemanha, o Leão de Ouro. Dalida, agora popularmente conhecida como Mademoiselle Juke-box, devido à popularidade constante de suas canções nas paradas de sucessos, com apenas três anos de carreira, lança seu primeiro disco de melhores sucessos, intitulado de Le Disque d'Or de Dalida. O álbum reúne, basicamente, as canções que ficaram de fora de LPs entre 1958 e 1959.

Enquanto isso, Dalida também realiza shows pela França e em países como Itália, Egito e Estados Unidos. Pouco a pouco, ela se tornava conhecida em toda a Europa. O sucesso certo fez com que ela chegasse, inclusive, a receber algumas propostas de produtores americanos para trabalhar nos Estados Unidos. No entanto, ela recusou, o que a levou a ser pouco divulgada naquele país. Em Paris, uma série de concertos no Olympia no mês de maio foi muito bem recebida com plateia lotada. O áudio do show foi lançado em formato CD em 1997.

Dalida ao vivo no Theatre de l'Étolie, em Paris, em 1959


Dalida em Munique, em 1959: grande sucesso da cantora na Alemanha
foi versão de Le Jour où la Pluie Viendra


Interpretação de Dalida para Am Tag Als der Regen Kam (Le Jour où la Pluie Viendra)

No volume 3 da coletânea Les Années Barclay, você confere todas as canções do final de 1958 e de todo o ano de 1959, exceto a música Pilou Pilou He, que foi inserida no Volume 4. A compilação de número  3 leva o nome da canção de maior destaque, Ciao Ciao Bambina.


1. Tu m'étais Destiné (You Are my Destiny)
2. Du Moment Qu'on S'aime (Piccolissima Serenata)
3. Si Je Pouvais Revivre un Jour de Ma Vie
4. Guitare et Tambourin
5. Amstramgram
6. Hava Naguila (Dansons, Mon Amour)
7. Des Millions de Larmes
8. Tout l'Amour (Passion Flower)
9. Ciao Ciao Bambina (Piove)
10. Ce Serait Dommage (Impatient Lover)
11. La Fille aux Pieds Nus
12. Love in Portofino (A San Cristina)
13. La Chanson d'Orphée (Manhã de Carnaval)
14. Je te Tendrais les Bras
15. Mes Frères (Manhattan Spiritual)
16. Marina
17. C'est ça L'amore (I Sing Amore)
18. Marie, Marie
19. Ne Joue Pas (What Good Does it Do Me?)
20. Adonis
21. J'ai Rêvé (Dream Lover)
22. Luna Caprese
23. Mélodie pour un Amour (Broken-Hearted Melody)
24. Mon Amour Oublié (Sag Warun)
25. Elle, Lui et l'autre (The Weeding Procession)


1. Guitare et Tambourin
2. Tu m'étais Destiné (You Are My Destiny)
3. Ce Serait Dommage (Impatient Lover)
4. Les Gitans
5. Histoire d'un Amour (Historia de un Amor)
6. Je Pars (Alone)
7. Hava Naguila (Dansons, Mon Amour)
8. Ciao Ciao Bambina (Piove)
9. Tout l'Amour (Passion Flower)
10. Come Prima (Tu me Donnes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário