quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Le Jour le Plus Long (1962-64)

Passado o choque na transição de estilos entre os anos 1950 e 1960, Dalida passou a ter mais tranquilidade e a curtir sua fama tal como antes. Agora, a vida de vedete ficava para trás e ela estava repaginada por dentro e por fora: na música, seus sucessos rock-pop estouravam nas rádios, como Le Petit Gonzales, em 1961. A música foi o maior sucesso da cantora desde Gondolier e tornara-se, portanto, o seu maior hit daquela década, até então. Na chegada de 1962, Dalida fez mais sucesso ainda com o EP Le Jour le Plus Long, cuja faixa-título, pertencente ao filme The Longest Day (O Dia Mais Longo) foi bastante popular na época. Já na aparência, a cantora clareou os cabelos e os mantinha sempre volumosos e arrumados em penteados da moda, além de usar maquiagem e roupas mais leves e descontraídas.




Clipe da canção Le Jour le Plus Long, gravado em 1962

Apesar do êxito profissional, Dalida não estava feliz com seu casamento. A união com Lucien Morisse não representava para ela um casamento movido pelo amor, mas sim pela gratidão por tudo o que ele havia feito por ela, tornando-a uma grande estrela. Ele, por sua vez, parecia mais preocupado com a carreira da esposa que com a felicidade do casal. Ele exigia que Dalida se sacrificasse muito, inclusive que ela interrompesse várias gravidezes que tivera para não atrapalhar a carreira. Por fim, em 1962, Dalida começa um flerte com o ator francês Jean Sobieski. O boato de que ela teria traído Morisse motiva a separação definitiva do casal, depois de encerrar a colaboração artística com o marido no ano anterior. Oficialmente solteira, Dalida assume o romance com Sobieski publicamente. No entanto, o affair só durou até 1963.





Dalida e Sobieski circularam juntos por restaurantes e festas de gala entre 1962 e 63

Mesmo sem o apoio artístico do ex-marido, Dalida dá continuidade a seus novos trabalhos com a ajuda de seus produtores da Barclay. Diante disso, novas mudanças no estilo musical aconteceram. A primeira delas foi a empostação vocal, a qual a cantora abandonou, passando a cantar com a voz mais na região da fala, bem no estilo popular. Outro fator que mudou foi a questão da pronúncia de Dalida. Desde o início da carreira, ela nunca precisou se esforçar para pronunciar o francês corretamente, uma vez que o fato de possuir sotaque italiano tornava sua imagem mais interessante e exótica. Com a queda dos antigos estilos musicais, para passar definitivamente à nova era, a artista deveria abandonar as heranças do passado. Oficializada como uma cantora francesa, ela precisava cantar no idioma de forma mais precisa.

No início do ano de 1963, chega ao mercado fonográfico o compacto Tu Croiras, a versão francesa de Stand By Me, de Ben E. King, lançada originalmente em 1960. No EP haviam canções pop mais dançantes e com pouco conteúdo, como Le Cha Cha Cha e La Partie de Football. No entanto, os dois outros EPs lançados naquele ano eram compostos por canções mais melancólicas e reflexivas. Chez Moi deu nome a um dos compactos, assim como Eux, que foi uma das músicas de maior destaque da época, tornando-se título do LP que sairía naquele ano. Todas as canções eram cantadas com a voz em baixa empostação e com a pronúncia francesa bem articulada, principalmente os "R"s; Dalida, que sempre os enrolara bastante, como no italiano, agora procurava deixá-los mais rasgados, pronunciado-os na garganta, embora nem sempre conseguisse. O LP obteve um sucesso tímido, ainda que tivesse sido amplamente divulgado em vários países, inclusive no Brasil. Quase como uma exceção à carreira de Dalida, nenhum dos EPs daquele ano foi certificado disco de ouro. Entretanto, alguns prêmios foram recebidos por ela: o Oscar Mundial do Sucesso em Discos e, na Itália, o Oscar Mundial de Juke-Box, por ser a cantora mais requisitada nos Juke-Box daquele país.

Dalida no Copacabana Palace, em 1963,
 por ocasião da divulgação do LP Eux no Brasil 

Em 1963, Dalida participou novamente de um filme, mais uma vez com um papel relevante. Em L'inconnue de Hong Kong (A desconhecida de Hong Kong em tradução livre. De Paris a Hong Kong no título brasileiro), a cantora interpreta Georgia, uma cantora levada por um pianista ao oriente para levar o charme de Paris a Hong Kong. O pianista é interpretado por Serge Gainsbourg, outro grande importante cantor da época. 

Eux: apesar da música ter sido registrada oficialmente com pronúncia 
afrancesada, a versão do filme L'inconnue a Hong Kong é interpretada
 por Dalida com seu famoso sotaque italiano

LP Eux


Em 1964, Dalida segue com sucessos mais amenos, que não alcançam tanto grande repercussão entre críticos e fãs. Na onda de canções do álbum anterior, a cantora grava algumas músicas pop, como Papa, Achète-Moi un Mari e Allo, Tu m'Entends?, mas dá privilégio às músicas românticas, que acabam fazendo mais sucesso. A principal delas é a versão francesa de Amore Scusami (Amour Excuse-Moi), um clássico da música italiana dos anos 1960, que se torna a mais premiada canção daquele ano, com certificado de disco de ouro. Ainda que seja toda cantada em francês, a música conserva o título original em italiano. Outras baladas que se destacaram na época foram Chaque Instant de Chaque Jour e Tant d'Amour du Printemps. Ao todo, 4 EPs foram reunidos para dar origem a um novo LP, que foi lançado pela faixa principal, Amore Scusami.



Em 1964, Dalida bate um novo recorde, sendo a primeira artista a ganhar um disco de platina no mundo. O sucesso do ano foi consagrado com um show no Olympia, que atraiu uma legião de fãs. Para completar, Dalida implementa mais uma mudança visual: aparece em público com os cabelos mais curtos, mas, pela primeira vez, completamente loiros. O visual seria adotado pela artista para o resto da vida, com exceção de poucas aparições posteriores com os cabelos castanhos.

Dalida canta Amore Scusami no programa televisivo Top à Petula Clark

Dalida entra em cena no Teatro Olympia, em 1964

As músicas de Dalida entre 1962 e 1964 foram reunidas no volume 6 da coletânea Les Années Barclay. Apesar do sucesso de Amore Scusami, o disco foi nomeado com a faixa Le Jour le Plus Long, que encerrou o ano de 1962 de modo bastante positivo para Dalida. Confira a lista de canções:



1. Le Jour le Plus Long (The Longest Day)
2. Toutes les Nuits (All Through the Nights)
3. Mi Cariñito
4. Tu Croiras (Stand By Me / Preghero)
5. La Partie de Football (Partita di Palone)
6. Le Cha Cha Cha
7. Bientôt (Dawning)
8. Chez Moi (Down Home)
9. Loop de Loop
10. Quand Revient l'Été (Summer Holiday)
11. Jour du Retour
12. Eux
13. Que la Vie Était Jolie
14. Sois Heureux
15. Ah! Quelle Merveille
16. Ce Coin de Terre (This Land is Your Land)
17. La, Il a Dit (Loody Lo)
18. Ding Ding
19. Papa, Achète-Moi un Mari
20. Ils Sont Partis
21. Tant d'Amour du Printemps
22. Je Ne Sais Plus (You Don't Own Me)
23. Ne T'en Fais Pas Pour Moi
24. Ne Lis Pas Cette Lettre
25. Je T'aime (It's Over)
26. Chaque Instant de Chaque Jour (Any Old Time of Day)
27. Chacun à Sa Chance
28. Amore Scusami (Amour Excuse-Moi)


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